Dia 13 de março, fui convidada para participar de uma
Roda de Conversa no Colégio SEPP de Jacareí (SP).
Fiquei lisonjeada com o convite e bastante bem
impressionada com a organização, instalações e compromisso dos profissionais do
Colégio Sepp.
A Sra.
Eloisa Turci, Mantenedora do
Colégio, e toda sua equipe de Diretores, Coordenadores e
Orientadoras foram muito receptivos. Em particular, quero ressaltar o
profissionalismo de diversos funcionários, tais como: Tania
Priante, Diego Coimbra dos Santos e a Débora Santos.
A Sra. Eloisa iniciou a reunião convidando os pais a se
apresentarem e a seguir o Diretor Diego introduziu o tema (Bullying) através de
um vídeo. A discussão transcorreu de forma muito positiva, pois proporcionou
condições de maior integração dos pais com a escola e ainda permite um
congraçamento entre as famílias dos alunos. Durante a reunião me lembrei das
conversas na varanda do sítio, pois o local é calmo, tranquilo e ainda tínhamos
a companhia das galinhas Galinha-d'angola.
O tema foi discutido e
refletido para buscarmos soluções práticas, afinal o objetivo da escola é
tornar o ambiente escolar acolhedor para todos os alunos. O meu
compromisso é cooperar para a erracadição de exclusões entre as
crianças e adolescentes. Considerei louvável que, mesmo se tratando de uma
escola particular, este tema tão polêmico não foi evitado, e sim
trabalhado.
A roda de
conversa enveredou para temas sempre atuais como: limites, regras, convivência
familiar e principalmente respeito mútuo! A troca de informações é
importante para os pais e para todos os educadores, afinal devemos adaptar a
educação à realidade atual.
Minha participação no
debate foi muito proveitosa. Apresentei, para os pais e educadores,
minha opinião e minha experiência como psicopedagoga. Contribui trazendo o
material que publiquei no meu blog para os pais consultarem
posteriormente. Também apresentei a cartilha, de autoria
da escritora Ana Beatriz Barbosa e Silva do Conselho
Nacional de Justiça que será, futuramente, distribuído às escolas de todo
Brasil através do projeto “Justiça nas Escolas”.
Pais e também uma
avó participaram com tranquilidade e entusiamo da roda de conversa.
O interesse ficou claro nos olhos dos pais e dos funcionários quando passei
as dicas sobre a maneira de observar e avaliar os
filhos (ou alunos), seja diante dos colegas, seja no ambiente
escolar. Essas dicas e exemplos concretos ilustraram a conversa
permitindo uma reflexão palpável e concreta.