e-mail: arlete.psicopegoga@gmail.com

segunda-feira, 27 de maio de 2013

EEPG Dona Benedita Freire Macedo


Dia 15 de maio, fui convidada pela coordenadora Regina para ministrar uma palestra na Escola Benedita Freire. A Coordenadora Valéria da Escola Carlos Porto indicou meu trabalho para a Regina e para a Ieda.

Fu recebida pelas Coordenadoras: Regina Célia de Mello, pela Ieda Maria Vieira Pimentel Boalento e pela mediadora: Juliana Sepinho. Conversei na recepção com a Diretora, Sra Esther Louzada de Mello Moreira.

O tema da Palestra foi Distúrbios de Aprendizagem. Elaborei o tema e a apresentação, com atividades lúdicas e com recursos audiovisuais. A cada fala eu intercalava com uma atividade surpresa, por isso a apresentação foi muito dinâmica e divertida. As atividades podem beneficiar, tanto pelo aspecto de diversão e prazer, quanto pelo aspecto da aprendizagem.
 
Meus objetivos foram:
* despertar o interesse na equipe pedagógica e auxiliá-los a memorizar e associar os objetos ao tema;
* adaptar a proposta da palestra, tão dinâmica, para sala de aula;
* associar os objetos às dificuldades de aprendizagem;
* apresentar dicas concretas para adaptar-se aos pais e aos alunos.
  Os professores colaboram muito com meu trabalho, pois participaram, respondendo as questões e trocando experiências de forma espontânea. Não sentimos a hora passar!

 
 
 
 
 
 
A participação da Direção e a coordenação mostra que o trabalho tende a evoluir na escola, pois a equipe se fortalece e sente-se apoiada.
 
Fico muito feliz em contribuir de alguma maneira com a escola, além disso sempre aprendo mais um pouco com a experiência dos profissionais dedicados da instituição. Como em tantas outras escola, a “Benedita Freire” enfrenta dificuldades como salas lotadas, professores com excesso de turmas. Em meio a tantas atividades, é difícil encontrar  tempo para trabalhar os conflitos na escola. Por isso, é importante criar equipes multidisciplinares, formadas por psicólogos, psiquiatras (para casos que comprometam a saúde mental), assistentes sociais e psicopedagogos.
COLÉGIO VIDA EM CORES


No dia 04 de maio, sábado, fui convidada pela Coordenadora Érika Fonsêca Moradei para participar da reunião de Pais na Escola Vida em Cores. Combinamos uma palestra com o tema: “Limites”. 

 O convite enviado aos pais mencionava a Palestra às 9 horas. Os pais poderiam conversar e ser atendidos pelos professores entre 7:00 h. e 12:00 h. Desta forma, os pais que puderam comparecer entre 9 horas até 10 horas participaram da Palestra. Por sua vez, os alunos puderam participar de atividades recreativas na quadra da Escola acompanhados de monitores. Este foi mais um conforto que a escola disponibilizou para que os pais participassem das atividades Pedagógicas.

Achei interessante a postura dos pais e percebi que eles ficaram surpresos com o dinamismo de minha apresentação. Afinal, a palestra combinou descontração e seriedade. No desenvolvimento da Palestra, eu inseri elementos surpresa que aguçavam a imaginação de todos e juntos associávamos o tema à rotina do filhos. Meu objetivo foi criar um clima amistoso e desinibido através de dinâmicas e analogias.





Iniciamos a palestra/roda de conversa com um teste, onde os pais fizeram uma autoavaliação. Percebi que iniciamos o tema de forma delicada, e cada responsável refletiu sobre a importância do tema. Este tipo de reunião e troca de informações mostrou-se muito eficiente e apropriado para a Escola.

Outra situação que me chamou atenção e me deixou feliz, foi que alguns pais que circulavam na Escola, pouco a pouco, foram adentrando a sala ao ouvirem as risadas e comentários durante a Palestra/ Roda de conversa.

 

Os recursos que utilizei para desenvolver esta Roda de Conversa /palestra foram:
* analogias;
* materiais e objetos concretos;
* recursos audiovisuais.
As professoras, coordenadoras e Direção que participaram da Palestra/Roda de Conversa acompanharam todo o processo e se os recursos que disponibilizei forem utilizados em sala de aula, ficarei muito feliz.
A participação dos pais foi muito valiosa, acredito que uma semente em solo fértil foi plantada. No entanto, como tema é complexo, devemos dar continuidade ao trabalho, pois os pais mesmo após o final da Palestra ainda queriam compartilhar suas ideias sobre a educação dos filhos.