e-mail: arlete.psicopegoga@gmail.com

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Semana de Habitos de Estudo- Colegio Adventista

Semana de Hábitos de Estudo - Tema: Passos rumo a vitória

A Coordenadora Tania, convidou-me para participar deste tema, tão importante. O Colégio se preocupa em criar um programa que estimule os alunos.  Por isso pensei em fazermos algo criativo.





No dia 25 de fevereiro, reunimos na Capela com cerca de 250 alunos.  O primeiro grupo foi composto por alunos do oitavo ano e do Ensino Médio. Realizamos uma atividade animada e com a participação de todos para estimular os estudantes a pensar e agir para alcançarem  resultados.
Iniciei as atividades  com a dinâmica de grupo do jornal. Esta atividade funciona como um gatilho para iniciar as orientações psicopedagogicas sobre hábitos de Estudo. Os alunos, através da atividade, puderam refletir e relacionar a prática da dinâmica do jornal com a sua  vida escolar.
A aplicação de bons hábitos de estudo ainda é tabu para alguns alunos, por isso fazer analogia com a atividade auxilia a memorizar e assimilar as técnicas apresentadas neste dia.





O segundo grupo do período da manhã, teve a participação de 150  alunos do sexto ano e sétimo anos. Estas turmas desenvolveram  a atividade da calha e da bolinha. Essa dinâmica também é apropriada para alavencar o tema dos hábitos de estudo. Os alunos se envolveram com a atividade a ponto de quererem repetir o exercício até acertarem a maneira correta de passar a bolinha na canaleta. E esta foi a deixa para eu  fazer um gancho com o tema da palestra. Outra curiosidade interessante é que os alunos do sétimo ano acolheram e auxiliaram os alunos da sexto ano a concluir com sucesso a atividade. É interessante que a criatividade da atividade permite a interação efetiva entre alunos e a psicopedagoga. Muitas questões foram levantadas e ainda após a palestra, eles me procuraram para sanar suas dúvidas.


No período  da tarde, eu me reuni com 140  alunos do sexto ano e do o sétimo ano. Um grupo maravilhoso e participativo também, devido ao tempo de palestra, adotamos a atividade, da canaleta e a bolinha. Refletir, indicar e estimular os alunos é uma forma segura que os resultados serão positivos.


Quero agradecer à administração do Colégio Adventista pela oportunidade de trabalhar com um grupo tão coeso de profissionais e alunos.