e-mail: arlete.psicopegoga@gmail.com

sexta-feira, 29 de março de 2013

Palestras: Distúrbios de Aprendizagem- E.E.P.G. Professora Herminia Silva Mesquita.


No dia 20 de março estive na E.E.P.G. Professora Herminia Silva Mesquita. O principal objetivo da palestra foi apresentar atividades e ações práticas para diversas disciplinas aplicarem em sala de aula.

 
A Direção e os professores foram extremamente hospitaleiros. Agradeço à Maria Teresa Sorvillo em nome da Direção. Que acolhida maravilhosa!


A cada visita que faço nas escolas, mais aumenta minha admiração pelos professores.  Afinal, eu participo de sua rotina e observo de perto que apesar das dificuldades, eles se mantêm como profissionais dedicados. Claro que, com as rápidas mudanças que estão atingindo a sociedade, eles apresentam dúvidas e temores. Observei que a Escola Ermínia tem uma equipe de coordenação e Direção motivada. Todos participaram da palestra/bate papo de forma consciente e com bom humor. Acredito que esta abordagem é fundamental para amenizar o stress do dia a dia.
 
 
 
 
 
 
 
 
Os professores anotavam e estavam muito atentos, as dúvidas foram importantes e pertinentes. Entre elas:
·       Como avaliar na sala de aula os alunos com dificuldades?
·       Como encaminhá-los para atendimentos se a saúde pública é ineficiente?
·       Como obter uma parceria com os pais?
·       Como não evidenciar o erro?
·       Compartilhamos também experiências sobre os alunos portadores de Síndrome de Down, etc.
Ao apresentar o tema sobre atividades práticas na sala de aula, a atenção foi enorme. Fiquei feliz em saber que a Escola já participa de Olimpíadas de matemática.
  A troca de informações entre nós foi rica. Algumas estratégias aplicadas em outras instituições que participo (ou participei) podem auxiliar o trabalho de todas as escolas, afinal nosso lema é motivar os alunos que vivem num mundo imediatista.
  No final da Palestra, senti-me muito gratificada por ser convidada a participar da Escola da Família. Igualmente  gratificante foi rever alguns professores que trabalharam comigo no Colégio Antonio Afonso há alguns anos atrás.
 
No dia 21 de março, apresentei meu trabalho na  E.E.P.G. Professor Dirceu Junqueira . O trabalho foi diferente. Fui recebida pela coordenadora Neuza, pois os Diretores estavam em reunião. Não tive contato com todos os professores, pois as reuniões são divididas em dois grupos. Neste dia apresentei a palestra/bate papo para um grupo de 11 professores.
 
A participação do grupo foi muito boa. Conversamos e dividimos experiências numa roda de conversa. Não os conhecia, mas pude perceber que nossa conversa foi valiosa também!
 

Apesar das escolas terem características distintas,  noto muita semelhança entre as preocupações dos profissionais das duas escolas.
Concentramos nossas trocas de experiências na busca de alternativas para estimularmos os alunos. Nossa conversa girou em torno das diversas experiências bem sucedidas que apresentei.  Depois repensamos em como melhorar o atendimento aos alunos e nos adaptarmos a realidade de seus pais.
 
 

 
Também conversamos sobre como seria possível evitarmos que a violência urbana invada a sala de aula e que esta violência torna ainda mais difícil reter a atenção na sala de aula.
 
Apresentei várias atividades práticas e lúdicas que podemos aplicar em sala de aula. Combinamos que brevemente aplicaremos juntos estas atividades na Escola.
 
Agradeço muito a atenção e participação desta Escola que está buscando aprimoramento constante e isso vai fazer a diferença