e-mail: arlete.psicopegoga@gmail.com

domingo, 30 de setembro de 2012

Palestras recentes



Meus queridos seguidores,
Obrigada pelo apoio que tenho recebido neste blog que é tão importante para mim.
Peço, se possível, que ao acessar este blog, coloque sua opinião ou apresente suas dúvidas. Sempre que for adequado, vou pesquisar e logo terei o máximo prazer em respondê-los.
Durante um período não postei no blog, mas sei que os pais acessaram e as dúvidas continuam, que bom né?
Confúcio dizia:
"Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas."

Dúvidas nos lançam em direção a conclusões e novos acertos. 

Posso citar a Escola Lopes e Lopes, onde ministrei palestra no dia 20-08-2012. Adorei a atenção e participação da coordenação Rusileia, do Diretor Cesar e dos professores. Maravilhosos! Esta palestra foi impar porque driblamos um dificuldade inesperada. Palestra com pais e filhos, pode ser? Pode sim, meu leitores.
A palestra foi preparada apenas para a presença dos pais; ao ver os filhos (na faixa etária de 6 e 7 anos), pensei como isso vai me fazer aprender?

Aprendi que, com amor e dedicação, pais e filhos podem participar durante quarenta minutos, que parceria é tudo. A cumplicidade e união entre pais e filhos durante a dinâmica me deixou de boquiaberta. Até posto uma foto de um pai que desenhou a filha na bexiga.  Uma palestra para a participação simultânea entre pais e filhos foi inovadora para mim e para os demais.

 








Outra palestra de muito sucesso, eu ministrei no dia 06-09-2012, para os alunos do nono ano da Colegio Adventista. Os jovens estão buscando sonhos; a escola ideal, como socializar e como estudar efetivamente.  As escolas por sua vez pensam em se adaptar e buscar meios emocionais e atuais para manter a escola viva e pulsante. Assim, minha palestra foi dinâmica e com a participação entusiasmada dos alunos. Durante a projeção do vídeo do Mentor aflorou a emoção dos alunos. Vibrei ao ver os olhinhos brilhantes da moçada naquele momento. Sinto-me bem sempre consigo tocar suas emoções!



 Mesmo para uma psicopedagoga experiente como eu, a palestra que ministrei no Instituto do Caminho para os professores, Diretora Claudia e  a Coordenadora Francilene , no dia 26-09-2012, foi marcante.  Com tantas visitas em escolas e com outras entrevistas na clínica com pais, vejo que as nossas famílias e profissionais necessitam de apoio e acolhimento. Como nos adaptarmos neste mundo repleto de contradições e inovações? 
Um dos instantes que causou impacto foi a analogia da evolução dos celulares (desde sua invenção até os dias atuais) com o crescimento de nossas crianças. Ótima forma de refletirmos! As professoras e eu nos reportamos a nossa infância e aos tempos atuais. Fiquei feliz porque este grupo do Instituto do Caminho, mesmo fora do horário de aula, quiseram  renovar as ações pedagógicas.






Para completar a fase a de acordos e parcerias, ministrei uma palestra para os pais no dia seguinte.  Outra reflexão que causou impacto foi o vídeo dos pais como modelos. Ufa, tirou o fôlego e gerou emoções fortes.
 





Aguardo vocês no nosso bate papo aqui neste blog, ok?