e-mail: arlete.psicopegoga@gmail.com

segunda-feira, 27 de maio de 2013

COLÉGIO VIDA EM CORES


No dia 04 de maio, sábado, fui convidada pela Coordenadora Érika Fonsêca Moradei para participar da reunião de Pais na Escola Vida em Cores. Combinamos uma palestra com o tema: “Limites”. 

 O convite enviado aos pais mencionava a Palestra às 9 horas. Os pais poderiam conversar e ser atendidos pelos professores entre 7:00 h. e 12:00 h. Desta forma, os pais que puderam comparecer entre 9 horas até 10 horas participaram da Palestra. Por sua vez, os alunos puderam participar de atividades recreativas na quadra da Escola acompanhados de monitores. Este foi mais um conforto que a escola disponibilizou para que os pais participassem das atividades Pedagógicas.

Achei interessante a postura dos pais e percebi que eles ficaram surpresos com o dinamismo de minha apresentação. Afinal, a palestra combinou descontração e seriedade. No desenvolvimento da Palestra, eu inseri elementos surpresa que aguçavam a imaginação de todos e juntos associávamos o tema à rotina do filhos. Meu objetivo foi criar um clima amistoso e desinibido através de dinâmicas e analogias.





Iniciamos a palestra/roda de conversa com um teste, onde os pais fizeram uma autoavaliação. Percebi que iniciamos o tema de forma delicada, e cada responsável refletiu sobre a importância do tema. Este tipo de reunião e troca de informações mostrou-se muito eficiente e apropriado para a Escola.

Outra situação que me chamou atenção e me deixou feliz, foi que alguns pais que circulavam na Escola, pouco a pouco, foram adentrando a sala ao ouvirem as risadas e comentários durante a Palestra/ Roda de conversa.

 

Os recursos que utilizei para desenvolver esta Roda de Conversa /palestra foram:
* analogias;
* materiais e objetos concretos;
* recursos audiovisuais.
As professoras, coordenadoras e Direção que participaram da Palestra/Roda de Conversa acompanharam todo o processo e se os recursos que disponibilizei forem utilizados em sala de aula, ficarei muito feliz.
A participação dos pais foi muito valiosa, acredito que uma semente em solo fértil foi plantada. No entanto, como tema é complexo, devemos dar continuidade ao trabalho, pois os pais mesmo após o final da Palestra ainda queriam compartilhar suas ideias sobre a educação dos filhos.



2 comentários:

Agda Caraça disse...

Obrigada por nos proporcionar momentos de riqueza e aprendizados valiosos.
Estamos colocando em prática as dicas e já visualizamos resultados logo nos primeiros dias!
Que maravilhoso poder contar com uma profissional tão ética e dedicada.
Parabéns pelo seu trabalho perfeito. Abraço !
Agda Caraça

Unknown disse...

Puxa, que prazer imenso Ágda! Tenho certeza que vocês são mesmo parceiros e amorosos com "nosso" Arthur. Eu que agradeço a confiança.Quero participar de todas as etapas da vida de vocês. Muito obrigada, estas palavras fizeram a diferença na minha vida! Abraços, Arlete