e-mail: arlete.psicopegoga@gmail.com

terça-feira, 21 de maio de 2013

Encontro de Jovens - Colégio SEPP

O Colégio SEPP estabeleceu uma importante parceria com meu trabalho psicopedagógico. Estou envolvida em alguns de seus projetos pedagógicos interessantes e estimulantes. Vou aproveitar esta postagem para destacar alguns deles.

No dia 21-04, participei do encontro de jovens no Recanto Engaturama em Santa Isabel. Ministrei duas palestras e também participei dos eventos recreativos e culturais.
 
No início do período, no salão principal, a Diretora Eloisa iniciou com uma oração que teve a participação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio e também de profissionais do Colégio. Foi um momento de bastante serenidade que possibilitou a todos se sentissem acolhidos.
 
 

A primeira palestra que ministrei teve Bullying como tema. Os alunos do Ensino Fundamental e eu conversamos sobre este tema de forma direta e concreta. Também usamos recursos audiovisuais e dinâmica de grupo. As dinâmicas fornecem condições favoráveis para as minhas observações. Seu emprego foi valioso para que eu pudesse escolher as analogias mais adequadas para conscientizar os alunos sobre o tema.
 
Em geral, os alunos não reconhecem que a prática do Bullying pode fragilizar o colega. Para alguns alunos, colocar apelidos pejorativos não é uma atitude agressiva. Eles consideram erradamente como uma brincadeira e dizem que não fazem por mal. Esclareci que "brincar" repetitivamente de forma negativa, trata- se de Bullying. Pouco a pouco, todos refletiram sobre este mal que assombra os estudantes e dificulta as relações sociais.
Os alunos são muito inteligentes e seus questionamentos foram interessantes. O Bullying está em ascensão e isso preocupa muito a todos, pois as vítimas temem o agressor, seja ele ou ela. Os ataques fazem com que a vítima passe a pensar se o agressor realmente está certo. Já, ao contrário do que muitos pensam, o agressor também demonstra que está com dificuldades. Afinal, atacar alguém indefeso não é sinal de valentia, muito pelo contrário. Assim, orientei-os a repensar que agredir os amigos não é engraçado, não!
 
 



No período da noite, a palestra foi um tema sugerido pela Direção: Tipos de Personalidades. Puxa, como eles participaram ativamente do bate-papo. Apresentei o tema através de vídeos, testes e uma dinâmica de grupo para encerrar as atividades reflexivas.


Os tipos de personalidades que avaliamos em nosso papo foram: Racionais, Idealistas, Extrovertidos e Guardiões. Os adolescentes se autoavaliaram e discutimos os tipos de personalidades. As dúvidas dos alunos foram compatíveis com sua faixa etária, porque eles confundem limites, caráter com os diferentes tipos de personalidade.
 
 
 
As dúvidas são positivas para que eles formem suas opiniões. Eu me surpreendi quando os alunos do Ensino Fundamental se interessaram em escolher uma profissão que fosse adequada à sua personalidade.
Como eu imaginava este dia foi importante e aprendi muito com os alunos do SEPP. A parceria com a equipe de profissionais do Colégio SEPP agregou ainda mais valor ao meu trabalho.
 

Nenhum comentário: