e-mail: arlete.psicopegoga@gmail.com

segunda-feira, 27 de maio de 2013

EEPG Dona Benedita Freire Macedo


Dia 15 de maio, fui convidada pela coordenadora Regina para ministrar uma palestra na Escola Benedita Freire. A Coordenadora Valéria da Escola Carlos Porto indicou meu trabalho para a Regina e para a Ieda.

Fu recebida pelas Coordenadoras: Regina Célia de Mello, pela Ieda Maria Vieira Pimentel Boalento e pela mediadora: Juliana Sepinho. Conversei na recepção com a Diretora, Sra Esther Louzada de Mello Moreira.

O tema da Palestra foi Distúrbios de Aprendizagem. Elaborei o tema e a apresentação, com atividades lúdicas e com recursos audiovisuais. A cada fala eu intercalava com uma atividade surpresa, por isso a apresentação foi muito dinâmica e divertida. As atividades podem beneficiar, tanto pelo aspecto de diversão e prazer, quanto pelo aspecto da aprendizagem.
 
Meus objetivos foram:
* despertar o interesse na equipe pedagógica e auxiliá-los a memorizar e associar os objetos ao tema;
* adaptar a proposta da palestra, tão dinâmica, para sala de aula;
* associar os objetos às dificuldades de aprendizagem;
* apresentar dicas concretas para adaptar-se aos pais e aos alunos.
  Os professores colaboram muito com meu trabalho, pois participaram, respondendo as questões e trocando experiências de forma espontânea. Não sentimos a hora passar!

 
 
 
 
 
 
A participação da Direção e a coordenação mostra que o trabalho tende a evoluir na escola, pois a equipe se fortalece e sente-se apoiada.
 
Fico muito feliz em contribuir de alguma maneira com a escola, além disso sempre aprendo mais um pouco com a experiência dos profissionais dedicados da instituição. Como em tantas outras escola, a “Benedita Freire” enfrenta dificuldades como salas lotadas, professores com excesso de turmas. Em meio a tantas atividades, é difícil encontrar  tempo para trabalhar os conflitos na escola. Por isso, é importante criar equipes multidisciplinares, formadas por psicólogos, psiquiatras (para casos que comprometam a saúde mental), assistentes sociais e psicopedagogos.

Nenhum comentário: