e-mail: arlete.psicopegoga@gmail.com

quinta-feira, 14 de março de 2013

Colégio Sepp: Roda de Conversa sobre “Bullying”



Dia 13 de março, fui convidada para participar de uma Roda de Conversa no Colégio SEPP de Jacareí (SP).



Fiquei lisonjeada com o convite e bastante bem impressionada com a organização, instalações e compromisso dos profissionais do Colégio Sepp.





A  Sra. Eloisa Turci, Mantenedora do Colégio, e toda  sua equipe de Diretores, Coordenadores e Orientadoras foram muito receptivos. Em particular, quero ressaltar o profissionalismo  de diversos funcionários, tais como:  Tania Priante, Diego Coimbra dos Santos e a Débora Santos.

A Sra. Eloisa iniciou a reunião convidando os pais a se apresentarem e a seguir o Diretor Diego introduziu o tema (Bullying) através de um vídeo. A discussão transcorreu de forma muito positiva, pois proporcionou condições de maior integração dos pais com a escola e ainda permite um congraçamento entre as famílias dos alunos. Durante a reunião me lembrei das conversas na varanda do sítio, pois o local é calmo, tranquilo e ainda tínhamos a companhia das galinhas Galinha-d'angola.

O tema foi discutido e refletido para buscarmos soluções práticas, afinal o objetivo da escola é tornar o ambiente escolar acolhedor para todos os alunos. O meu compromisso  é cooperar para a erracadição de exclusões entre as crianças e adolescentes. Considerei louvável que, mesmo se tratando de uma escola particular, este tema tão polêmico não foi evitado, e sim trabalhado.

A  roda de conversa enveredou para temas sempre atuais como: limites, regras, convivência familiar  e principalmente respeito mútuo! A troca de informações é importante para os pais e para todos os educadores, afinal devemos adaptar a educação à  realidade atual.

Minha participação no debate foi muito proveitosa. Apresentei,  para os pais e educadores, minha opinião e minha experiência como psicopedagoga. Contribui trazendo o material que  publiquei no meu blog para os pais consultarem posteriormente. Também apresentei a cartilha, de autoria da  escritora Ana Beatriz  Barbosa e Silva do Conselho Nacional de Justiça que será, futuramente, distribuído às escolas de todo Brasil através do projeto “Justiça nas Escolas”.
Pais e também uma avó  participaram com tranquilidade e entusiamo da roda de conversa. O interesse ficou claro nos olhos dos pais e dos funcionários quando passei as dicas sobre a maneira de  observar e  avaliar os filhos (ou alunos), seja diante dos colegas, seja no ambiente escolar.  Essas dicas e exemplos concretos ilustraram a conversa permitindo uma reflexão palpável e concreta.









Nenhum comentário: