e-mail: arlete.psicopegoga@gmail.com

domingo, 10 de março de 2013

Palestra em Escolas Estaduais !




Apresentei meu trabalho, no dia 28 de fevereiro, na Escola Estadual Carlos Porto. Fui muito bem recebida pela Coordenadora Valéria e pela Diretora Kátia, que combinaram comigo uma Palestra e também uma Dinâmica de Grupo com os professores.
Neste dia abordamos os Distúrbios de aprendizagem mais frequentes e realizamos um estudo de caso. Os Professores e a Direção participaram ativamente e foi possível avaliarmos temas relevantes como a participação da família, escola e meio em que vivem estes alunos. Muitas estratégias foram compartilhadas e assim nossa manhã foi muito proveitosa.











A Escola Carlos Porto está adaptada para receber alunos com diversas dificuldades. Mesmo assim, atividades em sala, adaptação aos novos parâmetros e controle da disciplina são tópicos a serem permanentemente investigados.

Na Dinâmica de grupo, a técnica foi a mesma que aplico com os alunos, mas voltada a outros objetivos. Neste momento, a avaliação fica a critério da coordenação, pois eu aplico e discuto apenas pontos em comum.
 
A Coordenação pode se basear na atividade para orientar os professores e conhecer melhor sua postura. No início da atividade os professores criaram estratégias jamais desenvolvidas em outras escolas. Ai que é importante avaliar a criatividade de cada professor. Devido as inúmeras tentativas, o grupo liderado pela professora de Educação Física, foi mais rápido, então solicitei que o grupo auxiliasse o outro grupo que estava com dúvidas, motivando-os. O Objetivo não era destacar um grupo que ganhasse e esperasse o segundo grupo, era compartilhamos esta energia do bem. No final da dinâmica, conversamos sobre os objetivos e sobre a forma como cada membro se sentiu na atividade e tudo foi relacionado com a sala de aula.
Valeu a pena este dia!


Escola Estadual Antonio José de Siqueira
No dia 05 de fevereiro, eu ministrei uma palestra na Escola Estadual Antonio José de Siqueira. A Diretora Filomena foi minha colega no Magistério. Que alegria reencontrá-la depois de tantos anos! Combinamos uma palestra sobre distúrbios de Aprendizagem, no período noturno, quando a escola se reúne para planejamento. O grupo de professores foi muito alegre e interagiu durante a apresentação.


 








Os professores analisaram cada situação e apresentaram dúvidas, como: acolhimento dos alunos numa sala numerosa, atividades que permitam analisar os distúrbios de aprendizagem. Foi possível demonstrar exemplos concretos que, tanto no consultório como em sala de aula, o aluno/ paciente pode ser feliz e ter prazer com os estudos. A professora de Educação Física colocou suas experiências, sua postura me deixou muito feliz. Outras professoras também participaram fazendo perguntas pertinentes sobre tratamento de dislexia com psicopedagogos ou com medicamentos, sobre a valorização dos acertos na sala, etc.
O grupo mostrou-se divertido e comunicativo, possibilitando uma troca de experiências prazerosa. Acredito que ainda vamos nos encontrar mais uma vez.



 

Nenhum comentário: