Apresentei meu
trabalho, no dia 28 de fevereiro, na Escola Estadual Carlos Porto. Fui muito
bem recebida pela Coordenadora Valéria e pela Diretora Kátia, que combinaram
comigo uma Palestra e também uma Dinâmica de Grupo com os professores.
Neste
dia abordamos os Distúrbios de aprendizagem mais frequentes e realizamos um
estudo de caso. Os Professores e a Direção participaram ativamente e foi
possível avaliarmos temas relevantes como a participação da família, escola e
meio em que vivem estes alunos. Muitas estratégias foram compartilhadas e assim
nossa manhã foi muito proveitosa.
A Escola Carlos
Porto está adaptada para receber alunos com diversas dificuldades. Mesmo assim,
atividades em sala, adaptação aos novos parâmetros e controle da disciplina são
tópicos a serem permanentemente investigados.
Na Dinâmica de
grupo, a técnica foi a mesma que aplico com os alunos, mas voltada a outros
objetivos. Neste momento, a avaliação fica a critério da coordenação, pois eu
aplico e discuto apenas pontos em comum.
A
Coordenação pode se basear na atividade para orientar os professores e conhecer
melhor sua postura. No início da atividade os professores criaram estratégias
jamais desenvolvidas em outras escolas. Ai que é importante avaliar a
criatividade de cada professor. Devido as inúmeras tentativas, o grupo liderado
pela professora de Educação Física, foi mais rápido, então solicitei que o
grupo auxiliasse o outro grupo que estava com dúvidas, motivando-os. O Objetivo
não era destacar um grupo que ganhasse e esperasse o segundo grupo, era
compartilhamos esta energia do bem. No final da dinâmica, conversamos sobre os
objetivos e sobre a forma como cada membro se sentiu na atividade e tudo foi
relacionado com a sala de aula.
Valeu a pena este dia!
Escola Estadual Antonio José de Siqueira
No dia 05 de
fevereiro, eu ministrei uma palestra na Escola Estadual Antonio José de
Siqueira. A Diretora Filomena foi minha colega no Magistério. Que alegria
reencontrá-la depois de tantos anos! Combinamos uma palestra sobre distúrbios
de Aprendizagem, no período noturno, quando a escola se reúne para
planejamento. O grupo de professores foi muito alegre e interagiu durante a
apresentação.
Os professores
analisaram cada situação e apresentaram dúvidas, como: acolhimento dos alunos
numa sala numerosa, atividades que permitam analisar os distúrbios de
aprendizagem. Foi possível demonstrar exemplos concretos que, tanto no
consultório como em sala de aula, o aluno/ paciente pode ser feliz e ter prazer
com os estudos. A professora de Educação Física colocou suas experiências, sua
postura me deixou muito feliz. Outras professoras também participaram fazendo
perguntas pertinentes sobre tratamento de dislexia com psicopedagogos ou com
medicamentos, sobre a valorização dos acertos na sala, etc.
O
grupo mostrou-se divertido e comunicativo, possibilitando uma troca de
experiências prazerosa. Acredito que ainda vamos nos encontrar mais uma vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário