e-mail: arlete.psicopegoga@gmail.com

sábado, 13 de abril de 2013

Palestra / Conversa no Colégio Atmosfera -08-04-2013




Colégio Atmosfera - 08 04-2013



Meu primeiro contato no Colégio Atmosfera, foi agendado com a Diretora Marcia de Fátima Gonçalves Rosa, que aliás que me recebeu com muito respeito. Quero agradecer a indicação da professora Monica Coellho. Mais uma vez recebo este retorno de boas amizades. Que maravilha rever esta amiga de magistério, uma pessoa responsável e sensível.

A Diretora Marcia teve a preocupação que eu atendesse primeiramente os professores. Por isso, agendamos, antes da reunião com os pais, uma reunião com a educadoras.






 
 
 
 
 
 
 
Meu objetivo nestes encontros e sanar as dúvidas e preocupações dos educadores. Levando em consideração que uma palestra pode ser pouco produtiva, elaborei atividades lúdicas que pudessem ser reproduzidas na sala de aula com o objetivo de trocarmos ideias sobre o tema Limite.

As funcionárias foram muito receptivas e as experiências foram trocadas de forma tranquila. Desta forma, a pauta do encontro foi bem explorada. Entre outros assuntos destaco:

*os desafios que os educadores enfrentam com a falta de limite e sua atuação em sala;

* ideias práticas de intervenção dos professores na sala de aula;

* a preocupação com os pais, Direção e sociedade no que tange a falta de limites;

* as consequências das atitudes da família que não buscam auxílio profissional;

* as experiências no consultório que mostram que o professor deve e pode indicar acompanhamento psicopedagógico a alunos que apresentam dificuldades;



As professoras colocaram abertamente suas ideias e isso me trouxe uma percepção muito positiva da equipe.


Reunião com os pais: O Papel do Limite na Educação de Nossos Filhos

A reunião com os pais foi iniciada com a apresentação de um vídeo sobre ser criança e ser pai. Para dar continuidade e abrir para perguntas, desenvolvi uma Dinâmica de Grupo. Esta prática permitiu que a conversa fluísse mais leve e divertida. Como foi bom evitar o stress e o peso característico deste tema. Os pais comentaram sobre:
* ações práticas diante das birras;
* diálogo ou palmadas;
* chantagens das crianças;
* interferência de outros membros da família na educação dos filhos;
* tempo de castigo e tempo de diálogo com os filhos;
* diferença entre aplicar limites na Escola em casa;


 
A participação da Diretora Marcia e da Coordenadora Sandra Regina Souza Costa foi primordial e bem equilibrada. Estimulamos os pais para um bom diálogo e pude apresentar exemplos e dicas práticas para atuar com seus os filhos.

Ainda não conhecia o Colégio Atmosfera e levo uma excelente impressão de todos, inclusive da organização do espaço físico e da Equipe Pedagógica.





PS: Também tive a alegria de me encontrar duas ex-alunas minhas que hoje são mães do Colégio Atmosfera.

 
 

 

Nenhum comentário: